Notícias

Medellín: a cidade que encanta

Consolidada nos últimos anos como um berço turístico na América Latina, Medellín deixou para trás o passado de violência que a tornou famosa no mundo todo. A cidade, que é sede da Colombiatex, uma das maiores feiras têxteis do continente, e escolha da Censi Máquinas como destino para início da internacionalização da marca, se consolida como ponto convergente de negócios.

Para quem ainda não conhece o potencial da Colômbia, dados não faltam para atestar a informação: em 2015 o Banco Mundial elegeu o país como o melhor da América Latina para se fazer negócios e foi reconhecido ainda como líder internacional em empreendedorismo pelo Fórum Econômico Mundial.

Já um relatório de 2014 do The Business of Fashion, publicação online especializada em moda, afirma que o país, além de avançar no quesito segurança, conquistou uma estabilidade fundamental para que o aumento das compras de itens do setor se tornasse uma constante. Nos últimos anos, de acordo com o estudo, consumidores do país que buscavam itens de luxo importados passaram a comprar de lojas e marcas instaladas na própria nação.

Tudo isso é só uma amostra do que quem participou da Colombiatex e esteve em Medellín em janeiro pode presenciar. A cidade se reinventa a cada dia e consolida-se como uma área efervescente para negócios no setor têxtil.

Destino para turismo

A primeira cidade fora do Brasil em que a Censi Máquinas conta com representação comercial não para de crescer. Por lá, não é apenas a indústria têxtil que ganha notoriedade, mas também o turismo. Em 2016 Medellín foi a cidade que mais cresceu no mundo em número de turistas recebidos na América Latina, de acordo com a Procolombia, que reúne entidades de turismo da Colômbia. Em 2017, 6,5 milhões de turistas estrangeiros passaram pela nação, incluindo visitas a Medellín. O Brasil é o terceiro emissor em número de visitantes – mais de 200 mil em 2017.

No ramo do turismo de negócios não é diferente. Muitos visitantes passam pela região não para curtir as férias, mas sim aproveitar o potencial econômico que tem crescido nos últimos anos. Segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), Medellín foi a cidade que recebeu mais eventos de negócios – como a Colombiatex, por exemplo – entre todos os municípios das Américas entre 2007 e 2016.

Medellín em números

Número de habitantes 2,5 milhões
Principais pontos turísticos Plaza Botero, Museu de Antioquia, Parque de los Pies Descalzos, Jardim Botanico, Cerro Nutibara e Pueblito Paisa, Museu el Castillo
Principais feitas de negócios Colombiatex, Colombiamoda, Expometálica, Farmacosmética
Principais segmentos econômicos Têxtil e moda, construção e turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *