Notícias

Desafio empreendedor: o que fazer quando o mercado não responde da forma como esperamos?

Sempre me questiono sobre quais os erros e acertos resultaram em nossa atual situação no mercado. Muitas vezes não é fácil para quem empreende tirar um tempo para analisar a situação do mercado e definir qual caminho seguir. Não é diferente para o empresário do segmento têxtil, especialmente porque a indústria nem sempre responde da forma como gostaríamos.

Tomar a melhor decisão não depende apenas de feeling, mas demanda também estudo de mercado e muita observação. Nos momentos em que a economia parece estar estagnada, continuar investindo e colocar no mercado novas opções de produtos e formatos de trabalho é desafiador.

Você com certeza já se deparou com momentos incertos na gestão do seu negócio. E esse sentimento de não saber exatamente quais decisões tomar é familiar a muitos empreendedores. Mas uma situação que tenho observado nas histórias de sucesso que tenho oportunidade de acompanhar é que os investimentos nunca deixaram de ocorrer por parte de quem busca fortalecer o próprio negócio.

Mesmo em situações de estagnação econômica, seguir as tendências e novidades para manter uma produção eficiente e competitiva é essencial. E nem sempre são necessários grandes investimentos para isso.

Olhar para dentro no nosso negócio e ouvir quem caminha conosco é sempre a melhor opção. Mudanças muitas vezes simples fazem toda a diferença. Um ajuste no formato de produção, uma maneira mais eficiente de utilizar seu maquinário, uma mudança na rotina produtiva, novos contatos comerciais, uma visita aos principais clientes. São atitudes como estas que podem manter a sua empresa com bons resultados em tempos mais difíceis.

Empreender não é fácil e nem todo mundo consegue o sucesso ao longo dos anos. Mais do que intuição, manter-se competitivo é a soma de esforços, como estudos e investimentos constantes, observação da movimentação econômica e das tendências, valorização das equipes de trabalho.

Quais os investimentos, por mais singelos que pareçam, que você já fez no seu negócio neste ano? Quais as mudanças no formato produtivo que resultaram em melhorias na produção? Quem você contatou para trocar informações de mercado e se fortalecer? Uma parceria com um fornecedor pode fazer a diferença em um mercado cada vez mais acirrado. A melhora contínua é o segredo do sucesso e acredito que este é o diferencial da maioria dos nossos clientes. Eles não deixam de investir, mesmo que a movimentação pareça pequena. Você já otimizou seu processo hoje?

*Sheila Censi Braun, diretora executiva da Censi Máquinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *