Como o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia pode impactar o seu negócio?
/
/
Como o acordo de livre-comércio entre Mercosul e União Europeia pode impactar o seu negócio?

No último mês o Mercosul, bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, anunciou um acordo de livre-comércio com a União Europeia. A negociação, que vinha se desenhando há alguns anos, é uma boa notícia para empresários brasileiros que buscam ampliar seus negócios. Saiba mais sobre o que este acordo de livre-comércio representa:

– Estrutura impactada

Juntos, o Mercosul e a União Europeia representam 25% da economia local, mais de 780 milhões de pessoas vivem nos países que englobam os blocos econômicos. Com o acordo as tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comercializados entre ambos serão eliminadas. Assim, empresários das nações envolvidas têm um incentivo econômico ainda maior para ampliar os seus negócios.

Um exemplo dado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) é o fim de uma taxa de 17% de tarifas de importação sobre calçados. Ou seja: a Europa não pagará mais este percentual de imposto sobre cada produto brasileiro que comprar, aquecendo o mercado calçadista nacional que tem planos de expansão para a Europa.

Mesmo produtos que continuarão com tarifas para importação contarão com cotas preferenciais de importação e impostos reduzidos. Este processo vai acontecer gradativamente, pelos próximos 15 anos.

– A economia brasileira

Enquanto os empresários aguardam pela retomada do crescimento do país, o acordo já representa um cenário bastante otimista. De acordo com o Ministério da economia, nos próximos 15 anos deve ocorrer um aumento de US$ 87,5 bilhões no Produto Interno Bruto brasileiro.

– Benefício unilateral

O novo acordo de livre comércio não traz perspectivas positivas apenas para quem visa exportar para a Europa. Empresas que adquirem matéria-prima e tecnologias do continente europeu também contarão com condições facilitadas, já que as tarifas de importação e exportação serão eliminadas ao longo dos próximos anos.

 

Share this post

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.