Feiras, Notícias

Colombiatex 2019: mais um passo da Censi Máquinas rumo à internacionalização

Berço colombiano do segmento têxtil, a cidade de Medellín há muito tem se destacado mundialmente pela produção dentro do setor. Atualmente, 30% dos empregos formais da cidade estão ligados a indústrias da área, que destina 50% das exportações para países como EUA, Costa Rica, Venezuela, Europa e Equador, de acordo com um estudo de mercado realizado pela Universidade da Pensilvânia. É neste cenário de expansão que ocorre a Colombiatex, uma das mais importantes feiras têxteis do continente.

A Censi Máquinas foi uma das marcas brasileiras a expor no evento, que ocorreu de 21 a 24 de janeiro. Esta foi a primeira feira internacional da marca como expositora e a segunda fase do projeto de internacionalização da empresa, que conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além do próprio mercado colombiano, a Colombiatex aproximou a Censi de indústrias do Equador, Peru e México.

“Em 2018 estivemos na Colombiatex como visitantes, buscando conhecer melhor o mercado. Também conseguimos consolidar parceiros locais que nos representaram no ano que transcorreu e até mesmo vieram nos conhecer, durante a Febratex, em Blumenau (SC).  Essa imersão de ambos os lados foi fundamental para este novo passo no mercado colombiano”, destaca a diretora executiva da Censi, Sheila Censi Braun.

“É muito gratificante ter a confirmação de que escolhemos o mercado certo para iniciar este projeto. E principalmente que encontramos os parceiros ideais para representar o nosso produto e nossa marca. Entrar com um produto novo em um mercado desconhecido é algo bastante delicado, e a percepção dos parceiros locais, é que ajusta nosso desempenho”, complementa.

A recepção com os estrangeiros, o clima agradável e a resiliência da população local também foram gratas surpresas reservadas pela cidade, de acordo com Sheila. “Jamais imaginaríamos que a simpática cidade que nos socorreu e acolheu como irmãos no episódio mais triste do nosso esporte tem um coração pulsante no ritmo envolvente da salsa caribenha. Medellín nos abraça e nos envolve. Nos sufoca de felicidade. É um lugar único. É incrível a capacidade de um povo de superar e reconstruir uma sociedade, transformando-a numa das mais belas, cultas e produtivas cidades do mundo. É incrível a capacidade de um povo em se doar e oferecer o seu melhor para o outro. Talvez eles apenas conheçam, antes de todos nós, os benefícios do servir”, destaca.

Dentro do processo de fortalecimento da Censi na América Latina, Medellín tem papel fundamental. Na cidade, a marca já conta com representantes – você pode conferir os contatos aqui. A nova equipe tem levado o nome da empresa para a indústria têxtil colombiana e acompanhou de perto a visita da equipe brasileira ao país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *