radar

Explore tecnologias e histórias que conectam você às inovações da Censi.


Alavancagem empresarial saudável: o motor do crescimento sustentável

Equilibrar risco e oportunidade é o verdadeiro desafio.

Crescer exige recursos e, muitas vezes, a diferença entre dar o próximo passo ou ficar estagnado está na forma como sua empresa se prepara para captar e usar o capital de forma inteligente.

Mas atenção: nem toda alavancagem é saudável. O segredo está em planejar, avaliar e alinhar o propósito da captação ao momento do seu negócio.

Na alavancagem empresarial, o segredo está no equilíbrio. Quando risco e oportunidade caminham juntos, o crescimento se torna sustentável.

O que é alavancagem empresarial e por que ela importa

Buscar crédito pode ser a alavanca que faltava para acelerar resultados, desde que sua empresa tenha clareza sobre dois pontos essenciais:

  1. Qual é o objetivo desse recurso?
  2. Qual o retorno esperado em relação ao custo da operação?

Quando bem planejada, a alavancagem empresarial se transforma em uma ferramenta poderosa de crescimento.

Por outro lado, sem estratégia, pode se tornar um peso difícil de carregar.

Como o modelo de negócio influencia a necessidade de crédito

O modelo de negócio tem impacto direto nesse equilíbrio.

Empresas importadoras, por exemplo, enfrentam ciclos longos de capital de giro: compram, importam, nacionalizam, estocam e só depois vendem.
Naturalmente, precisam de mais capital para sustentar o crescimento sem comprometer o fluxo de caixa.

Case real: alavancagem como trampolim de maturidade financeira

Acompanhamos de perto uma importadora que ilustra bem essa jornada.

Nos últimos cinco anos, a empresa cresceu de forma contínua com apoio da alavancagem. Quanto mais expandia, mais capital era necessário.

O ponto de virada veio quando a maturidade financeira passou a gerar resultados que superaram a dependência de crédito externo.

Hoje, essa companhia desfruta de maior rentabilidade com menor endividamento. Fruto de um processo de planejamento estratégico financeiro bem estruturado.

Mais rentabilidade, menos dependência. Com alavancagem bem estruturada, é possível crescer com equilíbrio e alcançar maturidade financeira.

Planejar a alavancagem é pensar no longo prazo

A alavancagem não deve ser encarada apenas como uma solução pontual, mas como parte de uma estratégia de crescimento sustentável.

Isso envolve mapear cenários de juros, projetar fluxos de caixa realistas, calcular o retorno sobre investimento (ROI) e compreender o ciclo de maturidade do negócio.

Toda empresa vive fases distintas.

Há momentos em que o endividamento é necessário para viabilizar o crescimento. Em outros, o desafio é reduzir a dependência de capital externo e consolidar a rentabilidade.

Sua empresa já passou ou está passando por esse ciclo?

Conclusão: crédito como ferramenta de evolução

Alavancar de forma saudável significa transformar crédito em oportunidade, não em risco.

É avaliar se o recurso captado gera valor real, impulsiona inovação, aumenta a competitividade e fortalece o crescimento de forma sustentável.

Mais do que números, a alavancagem empresarial saudável é uma questão de visão estratégica.

E você, como enxerga a alavancagem no seu negócio hoje: como um freio ou como um motor de crescimento?

Por: Jonas Portella

Conhecer diferentes culturas e costumes dentro do mesmo país, expandiu não só seus horizontes, mas despertou nele um dos soft skills mais desejados do mundo moderno: A empatia.Graduado em Ciências Contábeis pela UNIC (Universidade de Cuiabá), Pós-Graduado em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil pela CESUR (Centro de Ensino Superior de Rondon), e MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Jonas é categórico ao dizer que os números nunca mentem, mas não dizem tudo. Os negócios são formados por pessoas e o sucesso de uma empresa depende de números, tanto quanto de relações humanas.Cofundador da Next Auditores, sua experiência envolve trabalhos de consultoria financeira, avaliação de empresas, implantação de controladoria, análise estratégica de empresas, reestruturação financeira e implantação de controles internos avançados. Mas se pudéssemos decodificar o que Jonas realmente faz, diríamos que começa pela sua escuta ativa, combinada ao seu interesse natural pelas características de cada negócio. Outro aspecto que define seu estilo de trabalho é sua habilidade em identificar problemas chaves e entregar soluções de forma simples, clara e em formatos adequados à cultura daquela empresa ou empresário. Pois não basta seguir métodos e regras, é preciso facilitar o discurso e flexibilizar os processos para garantir crescimento de forma sustentável.O que motiva Jonas a acordar cedo todos os dias e trabalhar, é o fato de proporcionar aos seus clientes não só um mapa preciso dos seus negócios, mas transformar o que o que é discutido em uma reunião em resultados efetivos trazendo não só crescimento, mas sabedoria.Por falar em sabedoria, Jonas combina sua formação acadêmica aos valores que trouxe de casa: a simplicidade e a resiliência do pai, combinadas ao espírito de liberdade da mãe.

Ver mais conteúdos do autor
Ver mais conteúdos seta

Receba atualizações sobre o que move a Censi.


    Ao enviar seus dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

    Entre em contato
    Enviar via Whatsapp